GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Mercados em crescimento usam energia eólica em maior quantidade


A indústria de energia eólica está crescendo no cenário global: 46 GW de nova capacidade será instalada ainda neste ano. O dado é do Relatório Anual do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, sigla em inglês). Ainda segundo o relatório, até o final de 2016, a capacidade total de energia eólica chegará a quase 500 GW.

 

O Brasil é uma das quatro nações que mais crescem no setor eólico, ficando atrás somente da China, Estados Unidos e Índia. Se o setor continuar com o crescimento atual, em 2015, o país poderá ser o 10º maior produtor de energia eólica no mundo. A capacidade atual é de 1.471 MW, sendo que o potencial gira em torno de 300 GW. Com grande espaço para crescimento, o futuro da energia eólica no Brasil mostra-se promissor.

 

Para os próximos cinco anos, o Conselho Global de Energia Eólica projeta taxas médias anuais de crescimento de mercado de cerca de 8%. No período de 2012 até 2016, as instalações totais deverão chegar a 225 GW. Neste mesmo período, a Ásia instalará 118 GW, marca que a fará continuar a ser o maior mercado do mundo no setor. No Japão, a aversão quase que mundial em relação à energia nuclear poderá abrir espaço para a indústria eólica no país. No Canadá e México, o ano começou com mais de 8 GW em construção, mas eles ainda instalarão mais de 1.000 MW para complementar.

 

Fonte: Eco 21


16 de maio de 2012