GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Menos desperdício com lâmpadas de LED


 As ruas do centro de Arraiolos, famoso ponto turístico português, ganharam um ar de modernidade para contrastar com seus castelos de mais de 700 anos. A OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, elaborou um projeto pioneiro no país para a instalação de luminárias com tecnologia LED, cujo resultado foi, além de uma nova aparência para o local, uma economia de energia de 50% com relação ao projeto anterior.

 
No total, foram utilizados no projeto 400 LEDs do modelo Golden Dragon, que apresentam temperatura de cor na casa dos 3.000K (branco quente), ajudando, desta maneira, a destacar ainda mais a arquitetura do local. Além disso, este produto possui como característica uma alta capacidade de reprodução de cor (acima de 82), atributo considerado importante em projetos de iluminação de ambientes históricos por permitir detalhar com clareza as reais características do lugar.
 
Segundo o gerente Geral da Schréder Portugal, empresa parceria da OSRAM no projeto, Miguel de Sampaio Mattos, os benefícios não param por aí. “A nova instalação permite mais segurança e uma maior delineação da área circulante. Por estas razões, optamos por um produto desenvolvido pela OSRAM”, explica. 
 
Economia por meio do controle de energia central
 
A nova iluminação das ruas de Arraiolos é controlada de forma inteligente, permitindo a programação individual de cada luminária, além de minimizar o gasto energético de todo o sistema, já que agora a luz é fornecida apenas nos locais onde ela realmente se faz necessária. Na visão de um especialista da OSRAM do Brasil, há possibilidades de aumentarem os projetos locais com esta solução. “Temos uma cultura muito rica e diversos pontos turísticos que poderiam ser mais valorizados com este tipo de produto. É uma questão de tempo até que estas tecnologias e sistema de controle possam chegar aqui e integrar o que já temos de mais moderno em termos de iluminação”, explica Marcos de Oliveira Santos, gerente da multinacional para a linha de LEDs Profissional.
 
A OSRAM é parceira do Green Nation na busca por um mundo mais sustentável.


26 de outubro de 2011