GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Meio Ambiente no Oscar


Em uma época de grandes discussões sobre meio ambiente, o tema também esteve presente no Oscar 2011, a maior festa do cinema mundial.

Filmes ambientais concorreram em três categorias, mas não levaram nenhuma estatueta.

 


Documentário longa-metragem:


Lixo Extraordinário





Filmado ao longo de quase três anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Gasland




Com a descoberta de um enorme lençol de gás natural nos Estados Unidos, estações de perfuração se alastraram pelo território. A empresa Halliburton desenvolveu o controverso processo de "fracking", em que produtos químicos são injetados no subsolo para facilitar a expulsão do gás e aumentar a taxa de extração. Desta forma, milhões de galões de substâncias tóxicas espalham-se pelo subsolo, contaminando riachos e o sistema de água encanada. Rebanhos mortos e pias de cozinha que liberam compostos inflamáveis tornaram-se um fato corrente. Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2010.
 

 

Documentário curta-metragem:


Sun Come Up

 

 


O filme acompanha um grupo de nativos das Ilhas Carteret, um arquipélago na Papua-Nova Guiné, que precisam se mudar da região onde vivem em razão do aumento no nível do mar, que começa a ameaçar suas moradias. Quando eles chegam à Bougainville, uma região autônoma próxima e conhecida por sua guerra civil, eles não sabem como vão ser recepcionados ou mesmo se poderão permanecer no local.


The Warriors of Qiugang





A população de uma aldeia remota da China enfrenta uma companhia de produtos químicos que está envenenando a água e o ar. Por mais de cinco anos essas pessoas lutam para transformar o meio-ambiente, mas a transformação também ocorre com elas mesmas.


Curta-metragem de animação:

Let's Pollute





No espírito dos filmes educativos dos anos 50 e 60, o curta-metragem "Let's Pollute" (Vamos Poluir), do realizador Geefwee Boedoe, é uma sátira moderna sobre como a poluição é a nossa herança e mantém a nossa economia forte, enquanto nos ensina como ser melhores poluidores para um amanhã mais arruinado.

 

Apesar do tema não ter trazido o prêmio para nenhuma das produções, a presença cada vez maior de filmes sobre questões ambientais no Oscar demonstra que o assunto está atingindo uma dimensão global, o que é bom para todos.
 


28 de fevereiro de 2011