GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Material ecologicamente correto poderá substituir madeiras nobres


 

Um novo tipo de material mais sustentável poderá substituir o uso de madeiras nobres e PVC, o que consequentemente causará menos impacto nas florestas. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o produto é feito da mistura de polímeros com madeiras amazônicas ,como a balsa, a caroba e a embaúba.
 
Decks, paredes, mourões, portões, muros, pontes, passarelas, todos essas construções poderão ser substituídas pode esses elementos, que foram testados e analisados nos  laboratórios da universidade paulista. Além disso o material é mais leve e não exige manutenção de nenhum tipo.
 
Entre os exemplos de árvore de fácil plantio está a espécie sucurucumirá, que leva dois anos para entrar na idade de corte e pode ser cultivada ao lado de árvores como o mogno, o cumaru e o angelim, ocupando as porções do terreno onde elas não crescem mais. De acordo com a pesquisadora do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, Alessandra de Almeida Lucas, essas espécies ainda ajudam a recuperar terrenos degradados.
 
Fonte:


10 de maio de 2012