Marcos Didonet: Inovação para garantir um mundo sustentável

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A inovação é hoje a grande força propulsora de uma sociedade mais sustentável. Na era das redes de colaboração, é também o principal ativo que levará pessoas, empresas, organizações e países a estabelecer novas relações com o meio ambiente. Fazer diferente não só traz novas oportunidades como também promove o reconhecimento e agrega valor, pois inspira outros a mudar em benefício de todos.



Pesquisa realizada pelo Green Nation neste ano com mais de 60 pequenas e médias empresas brasileiras mostrou que 91% se consideram inovadoras. Outras 61% se dizem muito envolvidas com a sustentabilidade. Ao analisar esses dados, vemos que há uma nova atitude surgindo, mesmo que aos poucos, no cenário empresarial nacional: o caminho para a sustentabilidade passa pela inovação, pela criatividade e pela percepção de que outros valores, além do lucro, devem ser inseridos nos planos de negócios, nos produtos e nos serviços ofertados aos cidadãos. 



Estimular novas ideias nas relações entre as pessoas, os negócios e o meio ambiente é a chave para fazer com que a sustentabilidade deixe de ser apenas um conceito para se transformar em uma atitude. Quem é inspirado pela inovação muda seus hábitos porque sabe que cada pequena alteração faz uma grande diferença na consolidação de um mundo novo de verdade. 



Na semana em que celebramos o Dia do Meio Ambiente, temos o desafio de inovar o olhar para as transições que compõem a sustentabilidade. Muito além do tripé econômico, social e ambiental, é necessário rever conceitos, tecnologias e posicionamentos para garantir a existência de todos os que vivem neste planeta. Cabe ainda entender que a consolidação de novos cenários só acontecerá a partir da compreensão de que todos têm papel inovador a desempenhar neste enredo.



Marcos Didonet é diretor do Green Nation.

 
Matéria publicada originalmente em O Dia

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário