Marcha das Margaridas

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Durante evento realizado na última sexta-feira (03/07), no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (SEDR/MMA), Carlos Guedes de Guedes, recebeu, representando a ministra Izabella Teixeira, a pauta de reivindicações da 5ª Marcha das Margaridas, prevista para os dias 11 e 12 de agosto, na capital federal.

A marcha é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena. O nome é uma homenagem a Margarida Alves, um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Ela foi assassinada por usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983, por defender os direitos das mulheres no campo.

A coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Alessandra da Costa, abriu o evento lembrando que a pauta do movimento dialoga com todos os ministérios para que se busque realmente um desenvolvimento para o país. “A pauta da 5ª Marcha vai além do rural, o que apresentamos aqui é uma plataforma de desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, afirmou.

Segundo Carlos Guedes, o MMA tem um histórico de parceria com os movimentos sociais. “Queremos pintar a 5ª Marcha das Margaridas de verde (simbolizando a sustentabilidade) e lilás (a cor símbolo das manifestantes), com atividades que levem informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a regulamentação da nova lei de patrimônio genético e o conjunto de políticas públicas que o ministério oferece nessa agenda sócio ambiental para as mulheres rurais”, destacou.

Para o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, as grandes caminhadas de um povo trazem sempre grandes conquistas, representam lutas importantes para uma nação. “A Marcha das Margaridas carrega um grande simbolismo, uma pauta generosa, de igualdade e de combate a qualquer discriminação contra as mulheres, por isso nos empolga tanto”, concluiu.

 
Saiba mais no portal InforMMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário