Máquina transforma óleo de cozinha em biocombustível

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Agora você pode dar uma nova utilidade pro seu óleo de cozinha usado, além de reciclá-lo ou ainda jogá-lo pelo ralo. A empresa britânica Biobot está oferecendo a Biobot20, um processador de Biodiesel portátil que converte resíduos de óleo doméstico em Biodiesel. Ele faz isso através de um processo de conversão conhecido como transesterificação. O Biobot20 é também uma ótima maneira de se tornar independente da indústria de combustíveis fósseis e ter seu combustível feito com as próprias mãos.



O Biobot20 tem uma capacidade de 20 litros, o óleo é derramado dentro da câmara de reação e é aquecido enquanto você agita com um misturador manual. Uma vez a temperatura está alta, o óleo é testado com um kit fornecido para ver se ele contém a quantidade certa de ácidos graxos livres, bem como determinar a quantidade certa de catalisador de hidróxido de sódio que você precisa. Então é adicionado a quatro litros de metanol seco e misturado até que se dissolva e forma o metóxido de sódio, que é armazenado em um tanque e bombeado para a câmara de reação.

O óleo é novamente aquecido e agitado, levando geralmente de 12 a 24 horas para processar. A essa altura, a glicerina acumulada no fundo do tanque pode ser drenada e o restante do composto é biodiesel que pode ser usado em seu tanque de gasolina.



Os custos de engenhoca toda é de USD $655. O valor pessoal do Biobot20 provavelmente depende da quantidade de tempo que você pode se dedicar à criação de seu próprio combustível, mas com certeza o combustível feito por ele é bem melhor e mais barato do que você pagaria em postos de gasolina. O Biobot pode ajudar na revolução do transporte alternativo de combustível.

 

 

Fonte: 

Razões para Acreditar

 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário