GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Londres terá Olimpíada sustentável este ano


 

Marcada para acontecer entre os dias  27 de julho e 12 de agosto de 2012, as olimpíadas de Londres  terão todas as etapas de planejamento de forma sustentável. A capital inglesa é a primeira sede a adotar esta prática na história dos jogos olímpicos.
 
Utilizar estruturas já existes sempre que possível, incentivar uma vida sustentável na Inglaterra, reduzir as emissões de gases do efeito estufa, minimizar o impacto dos jogos são alguns pré-requisitos levados em consideração, de acordo com a  comissão coordenadora do evento esportivo.
 
A ONG ambiental WWF é um dos apoiadores do evento que garante que os três pilares que formam a sustentabilidade serão priorizados em todo o processo dos jogos olímpicos de Londres.
 
Veja os cinco temas principais:
 
Mudanças Climáticas – Minimizar ao máximo as emissões de gases tóxicos para garantir que as gerações futuras sejam capazes de lidar com os impactos das mudanças climáticas.
 
Resíduos – Evitar o desperdício em todas as etapas do projeto, garantir que não haja resíduos enviados para aterros durante os jogos e incentivar o desenvolvimento de novas infraestruturas de tratamento desses dejetos.
 
Biodiversidade – Minimizar o impacto dos jogos sobre o meio ambiente.
 
Inclusão – Promover o acesso a todos e celebrar a diversidade de Londres e do Reino Unido, criando novas oportunidades de emprego, formação e negócios.
 
Vida saudável – Estimular as pessoas do mundo todo a cumprirem e desenvolverem práticas sustentáveis tanto no estilo de vida quanto no esporte.
 
Inspirados no projeto de Londres, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também quer implementar sustentabilidade nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. O mesmo está ocorrendo nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, que pretende se tornar uma “Copa Verde”.
 
Fonte:
Exame


03 de abril de 2012