A partir de julho, quem jogar lixo no chão da Cidade Maravilhosa será multado. Uma campanha milionária associada a um dos maiores festivais de música do país ajudará bastante na sensibilização do público para a questão do lixo urbano.
O valor alto da campanha, quase 20 milhões de Reais, dá suporte para uma iniciativa ousada: mudar o hábito do carioca que, não raramente, joga o lixo no chão e não tem carinho pelo espaço público.
Em sua primeira fase, o apelo principal é o amor que muitos dizem sentir pelo Rio. O orgulho de ser carioca deve representar também o orgulho de morar em uma cidade linda e limpa. Sujar a cidade não combina com esse orgulho e é sinônimo de falta de amor por algo que se diz amar. Uma completa contradição.
Personalidades, como atores e o próprio prefeito Eduardo Paes, convidam as pessoas para participar desse círculo "virtuoso".
Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, afirma que não é mérito ser a cidade mais linda do mundo quando também se é a mais suja. Há pouco tempo, pesquisa do site TripAdvisor considerou o Rio como o nono destino mais sujo do mundo.
Ao tirar o lixo do cenário, todos ganham: o destino turístico é mais atrativo, gasta-se menos com limpeza urbana, evita-se doenças e outros problemas sérios causados quando deixamos o lixo na rua ou em local inadequado.
Segundo o jornal O Globo "O tema será lembrado também em caixas de pizzas, papel de bandeja de restaurantes, universitários vão fazer mutirões para distribuição de saquinhos automotivos e coleta de lixo eletrônico, mensagens da campanha serão replicadas nas redes sociais, além de 2.600 que garis usarão braçadeiras com a mensagem ´Lixo no lixo, Rio no coração´, que também estará presente nos caminhões e veículos de serviço da Comlurb".
As ações começam pelo Centro, chegam a vários bairros da Zona Sul e se multiplicam por toda a cidade.
Assista ao video da campanha:
Fontes:
Site Rock in Rio