GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Lixão de Gramacho será polo de reciclagem


Uma parceria entre a a Secretaria Estadual do Ambiente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação Banco do Brasil e a Petrobras iniciou as obras de construção do Polo de Reciclagem de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  Segundo o secretário do Ambiente Carlos Minc, o aterro terá investimento de R$ 12 milhões para a montagem do centro.  Além disso, o projeto dará oportunidade para 400 ex-catadores.

Para Minc, o encerramento do aterro sanitário acaba com um problema social. “O antigo catador contaminado vai ter dignidade, saúde e vai se converter em um reciclador. O lixo é matéria-prima fora do lugar, você impede que prejudique rios e canais, gera empregos de mais qualidade e fornece matéria-prima semi-elaborada para a indústria”- alegou.

O secretário afirmou que a implantação de mais dois polos de reciclagem está sendo estudada, um na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e outro em São Gonçalo, município da região metropolitana, que também teve seu aterro sanitário fechado. .

Fonte:
Blog Ecoverde


21 de agosto de 2012