GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Livro reúne informações sobre parques nacionais do RJ


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançam hoje, 3 de dezembro, o livro Parques Nacionais do Rio de Janeiro: desafios para uma gestão social da biodiversidade. O conteúdo sistematiza e traduz para o público em geral, as principais informações sobre os parques nacionais localizados estado do Rio de Janeiro. Nesta publicação são considerados relevância ecológica das áreas, o contexto socioeconômico e os principais desafios para a gestão em cenários futuros.

Desta forma, o livro pretende atender à necessidade de troca de reflexões, pensamentos e experiências relacionadas à gestão da biodiversidade em suas interfaces com a dinâmica social, a partir da realidade desses parques nacionais fluminenses.

Os parques representam verdadeiros "laboratórios" de novas práticas de gestão de áreas protegidas e nestes ambientes encontramos rica matéria prima para refletir sobre a relação da sociedade com a natureza.

A proposta faz parte do Projeto Observatório de Áreas Protegidas, desenvolvido desde 2005 pelo Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social - Programa Eicos/UFRJ/Lattes/CNPq (GAPIS).

A publicação reforça a importância dos parques no estado que protagonizará vários eventos internacionais como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Juntos, estes eventos reunirão milhares de expectadores e público interessado em visitar e conhecer as belezas naturais do Rio de Janeiro protegidas na forma de parques nacionais.

Fonte:
Site Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)


03 de dezembro de 2013