Litoral do Rio Grande do Norte vê encalhamento de 30 baleias

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

No último domingo trinta baleias encalharam na praia de Upanena, no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Distante 330 quilômetros de Natal, a cidade com 28.600 habitantes foi o local do óbito de sete das trinta baleias da espécie piloto (Globicephala macrorhynchus), que não conseguiram ser reconduzidas ao mar com a ajuda de biólogos da região. Medindo entre 3 e 6 metros, as baleias começaram a encalhar às 4 horas de domingo, chamando mais tarde a atenção de banhistas.
 
Foram acionados a Polícia Militar, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), a Capitania dos Portos, a Polícia Ambiental de Mossoró (Cidade polo da região) e o Grupo de Estudos Ambiental Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Com a chegada de especialistas ao local, foi iniciada uma operação com voluntários e técnicos, para juntos reconduzirem os mamíferos ao mar.
 
Ainda não é possível saber o que motivou o encalhe dos animais, mas especialistas observam que como as praias do litoral do Rio Grande do Norte são rasas, os encalhes acabam não sendo acontecimentos incomuns. As sete baleias que morreram antes de chegarem ao mar serão levadas para estudos no Centro de Estudos Cetáceos da Costa Branca.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário