GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Liang Congjie, o primeiro ativista ambiental da China


 A ONG Friends of Nature informou o falecimento do ecologista chinês, Liang Congjie, fundador da primeira organização ambientalista da China, aos 78 anos em consequência de uma infecção pulmonar.

Em uma China em desenvolvimento, na qual não se prestava atenção aos problemas ambientais e ainda não havia a presença de organizações internacionais, Liang foi um dos primeiros a denunciar, entre outras coisas, o desaparecimento de espécies animais e o desmatamento. Liang foi agraciado em 2000 com o prêmio Ramón Magsaysay lutou na década de 1990 quase sozinho pelos direitos ambientalistas na China, já que sua organização era a única dedicada à proteção da natureza no país.

Liang não se curvou diante das autoridades e durante a candidatura de Pequim para sediar aos Jogos Olímpicos de 2008, criticou a cidade por pintar áreas de verde para disfarçar a falta de plantas, quando o Comitê Olímpico Internacional fez a avaliação.
Atualmente, Liang fazia parte da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o principal órgão assessor do governo comunista.

A família de Liang assinalou em comunicado que organizará um funeral simples --"de acordo com a vida que ele levava"-- e agradeceu as demonstrações de apoio recebidas. 

Conheça o site da ONG FON.


29 de outubro de 2010