Lagoa dos Ingleses está com apenas 52% do seu volume total

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Moradores de BH sabem que a Lagoa dos Ingleses é sinônimo de lazer e prática de esportes náuticos. Há alguns anos a área está sendo cercada por condomínios, hotéis e clubes de luxo como é o caso da sede náutica do Minas Tênis Clube, Caesar Business e o Alphaville. Além disso, a lagoa pertence à mineradora Anglogold Ashanti que usa suas águas periodicamente para abastecer duas usinas de energia usada na mineração.

Uma situação complexa de uso intensivo que, se somada à falta de chuvas, resulta na redução do volume total em 48%. Praticantes de diversas modalidades assim como os respectivos campeonatos, além de moradores e agentes imobiliários locais sofrem com o problema.

Segundo a revista Veja BH, condomínios e clube se uniram para criar grupo que avalia medidas de preservação do uso recreativo das águas. Após análise da questão será apresentado projeto para a mineradora com soluções que beneficiam os dois lados.

Sentimos falta porém, de tratar da sustentabilidade do contexto que envolve mineradora, número crescente de casas e empreendimentos imobiliários no local que, por sua vez, demandam água, luz, esgoto etc. Será que tudo isso é realmente viável? Será que um convívio harmônico entre as partes envolvidas e a natureza é possível?

Fonte:
Planeta Sustentável
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário