GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Jovens do Complexo do Alemão exibem peças recicladas no Fashion Rio



Às vesperas da Rio+20 até mesmo os eventos de moda já estão se engajando com as causas ambientais. Nesta última quinta-feira, 24, o Fashion Rio recebeu diversas peças criadas com materiais recicláveis por jovens do Complexo do Alemão.

Por meio de oficinas promovidas pela Secretaria de Ambiente em parceria com o estilista Almir França, os moradores da comunidade foram capacitados a desenvolver bolsas, carteiras, mochilas, e outros produtos. Chamada O Lixo virou Luxo, a coleção foi produzida com materiais doados pelo grande evento de moda, que acontece até o dia 26 desse mês. As peças foram confeccionadas com lonas de banners.

Parte do projeto Eco Moda, a iniciativa visa trabalhar a capacitação técnica dos alunos e também estimular a consciência ecológica. De acordo com o secretário do Meio Ambiente Carlos Minc, a secretaria vem realizando uma série de atividades em comunidades pacificadas. " Aproveitando material reciclado temos desenvolvido muitas ações, como a criação das fábricas verdes do Alemão e da Rocinha, que reciclam computadores. Aqui no Fashion Rio, esta é uma coleção que mostra que reciclagem é criatividade. O lixo pode ser transformado em moda" – disse.

Já para o estilista Almir França,que há 20 anos ministra oficinas sociais, a iniciativa é inovadora. "Este trabalho foi muito importante porque produzimos as peças com jovens de uma comunidade que não recebia serviços públicos e estava esquecida" – disse o estilista.

Fonte:
Revista Fator


25 de maio de 2012