Jovem cria computador feito de garrafa PET

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ajudar o meio ambiente através da tecnologia. Essa foi a ideia do mineiro Adriano Reis de Carvalho, que após uma enchente em São Lourenço (MG) viu nas garrafas PET um novo conceito de computador sustentável.

Partindo da premissa que cada garrafa demora cerca de 400 anos para se decompor, ele pensou que esse material poderia ser útil na sua criação.  Através de uma parceria com catadores de lixo da cidade, que já vendiam garrafas prensadas, ele desenvolveu o projeto do EcoPC. "Demorei um ano para conseguir alcançar o resultado final. Com 20 garrafas, criei o primeiro EcoPC" – afirmou.

Junto com seus dois sócios na empresa Aja Tecnologia, Adriano conseguiu manipular o Pet de uma forma que as garrafas poderiam ser modeladas de qualquer maneira. Porém, para seguir o conceito de PC sustentável, eles decidiram criar um gabinete pequeno de 5 por 18 centímetros. "O EcoPC é mais leve e 8 vezes menor que um computador padrão, o que ajuda a diminuir os gases do efeito estufa, pois no mesmo veículo que seria transportado X computadores, nós poderíamos transportar muito mais unidades" – comentou.

De acordo com o inventor, a carcaça e a parte interna do pc é totalmente ecológica. Ele usou uma placa mãe de baixo consumo energético, que foi comprovada após uma análise da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a única instituição credenciada pelo Inmentro. "Enquanto um computador tradicional gasta 60 W de energia, o EcoPC gasta 20,7 W, é um terço a menos". E completou. "O que o computador gera de economia de energia, daria para se pagar".

Além do projeto sustentável, Adriano também desenvolveu um programa de reciclagem do produto. A ideia é que a empresa compre os EcoPCs obsoletos, com cerca de 2 ou 3 anos de uso, e recicle a máquina, reaproveirando a carcaça dos antigos para a produção de novos equipamentos. "O lixo eletrônico é um problema sério. A gente só vai vender nosso projeto se a empresa interessada fizer a reciclagem do produto" – alegou.

Fonte:
Olhar Digital

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário