Jogos Escolares da Juventude unem esporte, educação e respeito ao meio ambiente

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil.  Em 2013, a etapa para jovens de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude começou ontem, 5/9 em Natal. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e de lutas, que passa a fazer parte em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

Assim, promove a relação multidisciplinar entre a educação, o esporte, a cultura e o meio-ambiente. O programa incentiva a prática esportiva entre os jovens brasileiros; cria um ambiente favorável ao desporto dentro e fora da escola; promove um diversificado intercâmbio cultural existente num país de dimensões continentais; e incentiva o respeito ao próximo e à natureza.

Vale lembrar que muitos atletas de alto rendimento que representam o Brasil em várias competições internacionais, incluindo Olimpíadas, foram descobertos nos Jogos Escolares da Juventude.

Trata-se de uma excelente oportunidade para incentivar a prática esportiva entre jovens e inspirar outros, ainda não expostos ao encantamento dessa dinâmica. Ensinar usando a “didática” esportiva pode ser muito mais interessante para jovens do que a partir de métodos tradicionais. Nesse contexto, a educação ambiental também pode ser explorada.

O esporte é, em todo o mundo, uma ferramenta única e indispensável para o desenvolvimento sustentável que também é muito útil para promover a paz, a cultura, a cidadania entre outros valores nobres para a formação de um ser humano.

A conexão entre esporte e meio ambiente é muito forte. Defender um meio ambiente saudável é quase uma premissa para atletas. Imaginem nadar ou correr com ar poluído?

Fonte:
Site Jogos Escolares da Juventude
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário