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Instituto Atá cuida de alimentos e produtores


Após realizar uma ação de doação de cestas básicas para comunidades da Amazônia, o chef Alex Atala encontrou a região suja com as embalagens e percebeu que sua atitude poderia ter sido equivocada e incompleta. "Foi aí que entendi que precisava de outras disciplinas para aprender a lidar com a Amazônia", falou ontem, na coletiva de imprensa que organizou no seu Dalva e Dito para o lançamento do Instituto Atá (referência ao nome do chef, e também "fogo" em tupi).

O instituto é a busca do chef em suprir essa necessidade. A iniciativa reúne os fotógrafos Rubens Kato e Sergio Coimbra; os empresários Maurício Amaro (da TAM e da empresa de criação e distribuição de alimentos saudáveis MIE), Georges Schnyder (da revista Prazeres da Mesa) e Roberto Smeraldi (Amigos da Terra - Amazônia Brasileira); os publicitários Ricardo Guimarães (Thymus Branding) e Rafael Mantesso (do blog Marketing na Cozinha); o antropólogo Beto Ricardo (Instituto Sócio Ambiental); e o jornalista Ilan Kow (do jornal O Estado de S. Paulo).

Entre as ações já iniciadas, o projeto "Retratos do Gosto", que aproxima chefs e produtores e o incentivo para a produção de ingredientes como pimentas, baunilha do cerrado, mel de abelhas nativas do Brasil, carne sustentável e até insetos.
 

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17 de abril de 2013