Inmetro fiscaliza selos de eficiência energética

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU


Enviado pelo blog  Consciência Ampla

Começou ontem, 13, em todo o Brasil, a operação de fiscalização do INMETRO para os selos de eficiência energética nos eletrodomésticos de linha branca – como geladeiras, lavadoras e micro-ondas. Durante uma semana, fiscais percorrerão lojas de todo o Brasil, conferindo se as informações passadas aos consumidores estão corretas.

No ano passado, o índice de irregularidade foi de 1,25%, no universo de 22 mil produtos analisados. Alguns eletrodomésticos antigos estavam sendo vendidos com o selo errado. De acordo com Marcelo Monteiro, Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade, “Não é obrigatório que o produto consuma menos, é obrigatório que o consumidor seja informado sobre o que está comprando”.
 
O selo PROCEL e a economia de energia
Em 1993, o Selo Procel foi criado por um Decreto Presidencial para orientar o consumidor no ato da compra, indicando os eletrodomésticos mais eficientes do mercado.O objetivo principal do selo é promover a redução do consumo de energia nas residências e estimular a fabricação de produtos mais verdes.

De acordo com análises recentes do Inmetro, a troca de aparelhos com maior consumo  (etiqueta E) pelos de menor consumo (etiqueta A) pode gerar a economia de até R$600 na conta de luz de uma família!

Para receber o selo A, o eletrodoméstico deverá consumir entre 3% e 5% a menos de energia. Revisões como estas são feitas de 4 em 4 anos, ou quando a quantidade de produtos com o selo A está muito alta.

FONTES:
Diário de Pernambuco
PROCEL

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário