Iniciativa no Equador constrói telhados com garrafas PET

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Sabemos que as garrafas PETs são um problema global, pois seu tempo de decomposição é extremamente longo. Para você ter uma ideia, nos EUA, onde o número de PETs recicladas é relativamente alto, eles descartam anualmente 40 bilhões de garrafas, mais de 70% das que não são recicladas. Isso é mais de US $ 1 bilhão em plástico desperdiçado e um grande problema para o planeta.

E ainda temos o aumento do consumo de garrafas plásticas (continua crescendo), mais ainda em países em desenvolvimento, pois a infra-estrutura para a reciclagem ainda não é tão bem estabelecida, como no Equador, por exemplo. Felizmente, algumas iniciativas surgem de forma a tentar amenizar o impacto desses resíduos – recentemente o Reuse Everything Institute, uma organização sem fins lucrativos com sede em Pittsburgh, criou uma máquina capaz de converter o plástico usado para a fabricação das grarrafas (um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres) em materiais de construção com preços acessíveis.

Em colaboração com os estudantes da Carnegie Mellon University e Engineers Without Borders, eles automatizaram este tecnologia para facilitar a criação de negócios sustentáveis nos EUA e no exterior.

Eles já o usaram no teto de uma casa no Equador, para testar a resistência do produto, e o resultado é altamente satisfatório. Os responsáveis querem ampliar esse processo para mais comunidades no país, além de promover emprego para a população, que fará a reciclagem do produto.

 

Fonte:
Hypeness

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário