GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Impressora sustentável


Hoje o custo da tinta é um dos maiores problemas de algumas casas e escritórios. Dividindo o custo pela quantidade incluída nos cartuchos podemos facilmente comprovar que estamos falando do líquido mais caro do mundo, muito mais do que o petróleo.
 

Pensando nesse problema a empresa coreana Sanwa Newtec criou uma solução incrível para empresas que gastam toneladas de papel por ano: a eco-impressora PrePeat pode apagar o que imprimiu, não usa tinta nem toner e opera com um papel especial feito de garrafas PET recicladas – que é regravável.
 

A impressora funciona com um sistema de calor controlado que, em contato com folhas de papel regravável, escurece ou clareia sua superfície, por isso a impressora só imprime em p&b.
 

O cabeçote da impressora é como se fosse uma agulha térmica, que vai passando e marcando o papel. Documentos que não são mais necessários podem ser apagados e a folha, reutilizada. Uma única página pode ser impressa cerca de 1.000 vezes.
 

O preço? Apenas 5.574 dólares, com folhas não muito mais baratas (1.000 unidades por 3.345 dólares).
Porém, não é preciso ter uma impressora dessas para ser mais sustentável. Soluções simples, como imprimir frente e verso, reutilizar páginas que não servem mais como rascunho e ponderar se aquele documento precisa ser impresso, já contribuem para reduzir o volume de lixo no planeta.

Saiba mais sobre a impressora do futuro no FayerWayer Brasil e no blog da SI.


13 de novembro de 2010