GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Hortas que geram emprego e saúde


O projeto Cidades sem Fome emprega 110 pessoas e beneficia centenas de familias com alimento saudável e cursos de capacitação.

As hortas localizam-se principalmente na Zona Leste de São Paulo. Esta região é conhecida pelo alto número de desempregados, baixo grau de escolaridade e alto índice de violência. Pessoas em zona de "alta vulnerabilidade social" são convidadas a participar. Elas aprendem a cultivar alimentos e são remuneradas por isto.

O projeto não se limita a "plantar, colher, vender e remunerar" os participantes. Hans e sua equipe promovem oficinas de alimentação saudável, de aleitamento materno etc.

Além do argumento social, ou seja, de dar oportunidades saudáveis para as pessoas envolvidas no Cidades sem Fome, existem importantes aspectos ambientais como:

    * Aumento da capacidade de infiltração da água nos solos, provocando uma diminuição do volume de escoamento superficial de águas pluviais, tanto nas áreas destinadas à implantação dos projetos quanto no seu entorno;
    * Incremento das reservas de águas subterrâneas devido à maior infiltração das águas pluviais;
    * Diminuição da produção do gás metano produzido nos aterros sanitários pela decomposição anaeróbica de rejeitos orgânicos, gás este causador do ” efeito estufa”;
    * Aumento das áreas verdes;
    * Aumento da vida útil dos aterros sanitários através da utilização de resíduos orgânicos para a produção de composto;
    * Melhoria da qualidade da paisagem urbana.

Leia mais sobre o projeto.


13 de dezembro de 2010