GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Horário de Verão


Tem quem espera o ano todo para ficar uma hora a mais na praia, mas também tem que não suporta a ideia de levantar uma hora mais cedo. E afinal, para que serve esse tal “horário de verão”?

A ideia é utilizada em vários países do mundo, geralmente no verão, onde os dias são mais longos. O nome do horário de verão em inglês é bem explicativo, lá eles chamam essa mudança de "Daylight saving time" (Hora de economia com luz do dia).

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Na época se falava em economia da cera das velas.

A economia gerada pelo horário de verão causa redução da demanda e pode evitar investimentos em termos de capacidade de cerca de R$ 2 bilhões no Brasil. Mas além da economia financeira, os países que optam por essa medida, estão economizando energia, e dessa forma se economiza os recursos naturais utilizados na sua geração, e, sobretudo se fortalece uma cultura de uso consciente desse bem tão valioso.




Fontes: NBr; UOL
 


30 de dezembro de 2010