GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Guia de eletrônicos verdes chega ainda mais eco


Com cinco anos de sucesso no mercado, o Guia de Eletrônicos Verdes ficou mais completo sobre na avaliação das principais empresas do setor eletrônico. Bom para as empresas sustentáveis, que honram suas responsabilidades ambientais, pior para as empresas que não cumprem esses compromissos.

As empresas HP, Dell e Nokia foram destacadas com as três primeiras colocadas a critério ecológico. O ciclo de vida dos equipamentos é avaliado desde o conteúdo de suas embalagens até o sistema de reciclagem exercido pelas marcas.

A multinacional americana HP lidera o ranking deste ano, com 5,9 pontos de 10. A boa marca vem de esforços em rastrear a cadeia produtiva de seus fornecedores, além de um programa efetivo de medição de emissões de carbono. Ao lado da também americana Dell, vice campeã com 5,1 pontos, dá exemplo de rigor com a matéria-prima que usa: as duas são as únicas empresas a zerarem o desmatamento ilegal do papel de suas embalagens. A empresa, no entanto, peca em políticas mais efetivas de reciclagem de seus produtos em países onde não há legislação específica.

"Ao incorporar o critério de uso de energia nos processos produtivos, o novo Guia de Eletrônicos mensura o impacto ambiental proveniente de emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes", diz Ricardo Baitelo, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace no Brasil. "O resultado final serve como motivação para que empresas equacionem este problema, adotando cada vez mais medidas de eficiência energética ou mesmo geração de energia renovável em suas unidades produtivas", complementa.

 

Saiba mais:
Greenpeace


10 de novembro de 2011