GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Guarda-sol carrega eletrônicos através de painéis solares



Desenvolvido por três designers industriais, o Solaris é um guarda-sol equipado com painéis fotovoltaicos que permite aos usuários recarregarem seus equipamentos eletrônicos utilizando energia solar. O sistema também foi projetado para estimular os usuários a trabalharem em ambientes externos no lugar que desejarem.

A dependência dos recursos elétricos não renováveis é uma das principais causas de problemas sociais, econômicos e ambientais. De acordo com o grupo, que é formado pelos profissionais, José Vicente , André Castro e Elizabeth Remelgado, o objetivo é contribuir com a criação de propostas e soluções  que diminuam o consumo de energia não renovável e promovem a inclusão social.

Para alcançar essa meta os profissionais elaboraram quatros estratégias. A primeira delas seria o uso de uma fonte renovável de energia, a escolha foi o sol. A segunda preocupação era melhorar o ambiente de trabalho e lazer. Reduzir as distâncias percorridas diariamente pelos profissionais, também foi um ponto muito importante analisado por eles. A última preocupação era com o uso de materiais duráveis e recicláveis na criação do produto final.

O sistema de guarda-sol Solaris utiliza a energia solar para criar um novo ambiente de trabalho e lazer. “Ele permite que você trabalhe ou estude em lugares externos como parques, praias e cafés, com um a facilidade do sombreamento e tomada de energia para equipamentos eletrônicos”, diz José Vicente, idealizador do projeto.

Outro desejo do grupo é que o SOLARIS incentive o trabalho em casa, para reduzir as emissões de CO2 devido à jornada diária para o trabalho.

O SOLARIS possui seis “pás”, cada uma com dois painéis fotovoltaicos. Elas são retráteis e podem ser armazenados facilmente. As tomadas elétricas ficam na base do equipamento e carregam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Fonte:
Ciclo Vivo


20 de dezembro de 2011