GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Grupo Pão de Açúcar lança sacola ecológica


O Grupo Pão de Açúcar inicia neste mês um pacote de ações ambientais para reduzir o impacto de emissões de carbono de lojas, escritórios e operações virtuais e também diminuir o volume de resíduos ambientais.

O Pão de Açúcar desenvolveu um método mais consciente de produzir sacolas de mercado que reduz o impacto de emissões de carbono. A ação, que começa na próxima semana, eliminará  as sacolas plásticas em  700 supermercados, hipermercados e drogarias do Estado de São Paulo, em linha com a política que será adotada por outras instituições da Apas (Associação Paulista de Supermercados), e com a redução dos preços das sacolas retornáveis.
De acordo com Hugo Bethlem, vice-presidente executivo de relações corporativas, o preço deverá cair de R$ 2,99 para R$ 1,99 para estimular o consumo das sacolas.  Ele alega também que  sacolinhas plásticas biodegradáveis de amido de milho também serão vendidas pelos supermercados da rede e custarão R$ 0,20 cada.

Além dessa iniciativa, haverá também o monitoramento de emissões de carbono, com sistema da alemã SAP que roda na internet, no modelo de computação em nuvem. É a primeira implantação de um sistema do gênero em varejista na América Latina.

O software medirá sete categorias de poluentes emitidas por 16 áreas, incluindo escritórios, 1.800 lojas, e na operação virtual, principalmente na área de logística. A partir da extração de dados, será possível avaliar quais práticas poluem mais e traçar estratégias de redução, segundo Bethlem.

Saiba mais:
Folha


18 de janeiro de 2012