GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Greenpeace protesta contra energia nuclear


Ativistas do Greenpeace se reuniram em frente ao BNDES no centro do Rio, nesta segunda-feira, onde soltaram fumaça laranja. O protesto pretendia chamar a atenção da população sobre a questão da energia nuclear no Brasil.

Na manifestação o grupo disparou sinalizadores de fumaça e encenou um resgate de contaminação por radiação. Por medida de segurança, as entradas do edifício sede do BNDES foram interditadas e fechadas com grades.

O ato é um protesto contra o financiamento do BNDES, do valor de R$ 6,1 bilhões, destinado à usina nuclear Angra 3. Um texto no site da ONG se refere ao financiamento como sendo um "calhambeque atômico".





O dinheiro será usado em obras de construção da terceira usina termonuclear no Brasil, que fica em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. A verba foi aprovada no final do ano passado, como parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo Ricardo Baitelo, coordenador do movimento, "Queremos chamar atenção, amanhã o desastre nuclear de Chernobyl completa 25 anos, e lembrar também que os nossos reatores nucleares são obsoletos e datam da década de 70".

 

fonte: Greenpeace
 


25 de abril de 2011