Governo Federal realiza poucas compras sustentáveis

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A afirmativa de que somente 0,1% das compras do Governo Federal consideram a redução de seu impacto ambiental veio da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles.

Mesmo com o aumento considerável do uso do critério "sustentabilidade" para aquisição de produtos e serviços depois da Rio + 20, o volume de compras sustentáveis ainda é muito baixo.

Mariana defende que o Governo Federal deve dar exemplo e promover esse tipo de prática por meio de compras públicas e licitações. O custo ambiental deve ser considerado na hora de escolher. Um dos grandes problemas enfrentados por quem participa e abre licitações é ser obrigado a escolher o menor preço, mesmo que isto signifique menor qualidade e maior impacto ambiental.

Existe um decreto, 7.746/12,que regulamenta o Artigo 3º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações) estabelecendo critérios para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio das contratações feitas pela administração pública federal. Trata-se de um avanço que promove compras públicas sustentáveis que precisa evoluir ainda mais para que resultados concretos sejam observados.

Fonte:
Agência Brasil
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário