GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Governo federal dará recursos a prédios públicos que fazem o uso racional da água


Mais um incentivo para o uso consciente da água: municípios poderão receber R$ 3 milhões  para transformar prédios públicos comuns em edifícios sustentáveis em relação ao uso do recurso. A responsável pelo investimento é a Agência Nacional de Águas (ANA), que analisará projetos elaborados por governos locais sobre as boas práticas na conservação da água.

Com prazo até dia 17 de setembro, cada projeto terá que apresentar métodos de eliminar vazamentos em sistemas de armazenamento e distribuição hídrica,  reparo e modernização de equipamentos hidráulico-sanitários, medição setorizada em banheiros e cozinhas, além de medição independente para as diferentes fontes de abastecimento, como a concessionária, a água de chuva e a água de reuso.

Outra questão que deverá ser bem definida é a capacitação dos servidores que trabalham  na edificação e ações educacionais sobre a importância da conservação e uso racional da água.

De acordo com Cláudio Itaborahy, especialista em recursos hídricos da ANA,algumas observações devem ser feitas para tornar um lar mais sustentável. "Na nossa casa, temos mais facilidade de identificar problemas básicos, como vazamento ou a necessidade de trocar uma descarga. Então, definimos um hall de intervenções mínimas, mais com caráter de manutenção. Além disso, os projetos têm que prever a capacitação de quem frequenta essas edificações”- explicou

A ANA escolherá cinco propostas, uma de cada região do país. No dia 17 de julho sai a divulgação da primeira lista de selecionados. “As propostas vão ser analisadas a cada mês. Os demais projetos que não forem selecionados vão ficar em um banco de projetos e, assim que tivermos disponibilidade orçamentária, vamos contemplando outras iniciativas” -disse Itaborahy.

Para enviar os projetos basta acessar  https://www.convenios.gov.br/siconv/.


12 de junho de 2012