Governo baiano inaugura complexo eólico

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Considerado o maior complexo de produção de energia eólica da América Latina, com 14 parques distribuídos pelos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, no sudoeste da Bahia, o Alto Sertão I foi lançado nesta última segunda-feira, 9, com um evento em Caetité, a 757 quilômetros de Salvador.

De acordo com a Renova Energia, empresa responsável pelo projeto, a tecnologia tem capacidade para produzir 294,4 MW, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com 540 mil residências.

Apesar dessa capacidade,  o complexo  ainda não distribuirá a energia gerada ao Sistema Integrado Nacional (SIN). O problema está na instalação de 115 quilômetros da rede de transmissão no trecho entre os municípios de Igaporã e Bom Jesus da Lapa, a cargo da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que não foi finalizada.

Segundo a estatal, os processos de licenciamento ambiental para a instalação da rede atrasaram a execução das obras, que foram liberadas em abril. A intenção é fazer que a rede funcione a partir do ano 2013.

Mesmo com o atraso, o governo baiano está otimista na consolidação do estado como pólo de produção de energia eólica no país. Dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração , alegam que a Bahia tem previsão de instalação de 57 projetos de energia eólica, com investimento total de R$ 6,5 bilhões, que acrescentarão 1.418 MW à rede elétrica.

Fonte:
Exame

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário