GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Gols pelo meio ambiente


Já foi o tempo em que futebol era só um jogo. O esporte mais famoso do mundo se tornou, ao longo do último século, numa das mais poderosas frentes midiáticas, por isso tornou-se alvo de diversas ações publicitárias e sociais.

Desde o rei Pelé, passando por Rai e chegando ao Barcelona, o futebol foi plataforma de ações sociais de grande importância. O time catalão, por exemplo, não utiliza nenhuma propaganda de patrocinador na camisa, ao contrário da grande maioria dos clubes, o único anúncio que divide espaço com o escudo do clube é o da ONG UNICEF.

Mas agora chegou a vez do meio ambiente, os clubes e jogadores mais conectados com as causas globais começam a se mobilizar por um planeta mais sustentável.

Os maiores eventos esportivos do mundo já se preparam para unir esporte e sustentabilidade.

No Brasil quem tomou a liderança nessa mobilização foi o timão. O Corinthians, em parceria com o Banco Cruzeiro do Sul, criou o projeto Jogando Pelo Meio Ambiente.

A cada jogo e a cada gol marcado pelo tema, 100 árvores são plantadas pelo projeto.



Unir futebol e responsabilidade ambiental. O Brasil é uma potência ambiental e o país do futebol. Foi pensando nessas duas premissas que a Nova Estratégia, uma agência de comunicação e marketing, criou o Jogando pelo Meio Ambiente para o Banco Cruzeiro do Sul.

Segundo o site esse projeto “veio de encontro com os interesses do banco para se tornar uma instituição ambientalmente responsável, que se apóia na mobilização que o futebol é capaz de fazer para conscientizar as pessoas.”

O Clube é pioneiro com esse projeto. No ano de seu centenário o Corinthians se tornou o primeiro time do mundo a criar uma ação direta em prol do meio ambiente.

“Para se combater o aquecimento global é preciso mais do que discurso. É preciso ação. É este o compromisso do Corinthians e do Banco Cruzeiro do Sul. O projeto prevê ações eficazes contra o aquecimento global em duas direções: Compensação e redução de gases do efeito estufa Educação socioambiental”

O Instituto Ecoar foi contratado para garantir que os padrões técnicos desta iniciativa sejam rigorosos. O Ecoar é uma respeitada instituição que há 18 anos promove projetos na área do meio ambiente. O trabalho do Ecoar é “conceber e implantar o programa de Educação Ambiental, orientar as ações para que as metas sejam cumpridas de maneira ecologicamente correta, além de promover o plantio das árvores e sua manutenção. O instituto também emite relatórios periódicos sobre o impacto das ações, sua carboneutralização e o avanço geral do projeto.”





Até o momento, o atacante Dentinho e o meia Bruno César foram os jogadores que mais contribuíram com o plantio, acumulando 900 árvores (nove gols cada em 2010). De acordo com os dirigentes, o projeto não ficará restrito ao ano do centenário e terá continuidade também em 2011.

Dentinho disse em entrevista para o Globoesporte.com “Eu estou na frente e espero fazer mais gols para plantar mais árvores. Não quero sair da liderança.”



fontes: IG, Jogando Pelo Meio Ambiente


 


13 de janeiro de 2011