GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Golfinhos estão contaminados por compostos usados em inseticidas no Brasil


 

Uma pesquisa feita pela cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Alonso, concluiu que os golfinhos brasileiros estão contaminados por piretroides. O composto é utilizado em diversos produtos, inclusive nos inseticidas. Os produtos são usados tanto na área urbana, quanto em atividades rurais.

 

Aplicados tanto em áreas urbanas quanto rurais, a avaliação foi feita em exemplares que ficaram presos, acidentalmente, em redes de pesca no litoral de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Os filhotes possuíam maior concentração da substância no organismo. “Eles recebem uma carga muito alta nos primeiros estágios da vida” - disse Mariana.

Segundo a pesquisaora, antes achavam que os piretroides se decompunham, porém, o composto foi encontrado no fígado, leite e placentas da espécie Pontotoria Blainvillei (conhecida como Toninha), que está ameaçada de extinção.

Mariana alegou que a toninha está no topo da cadeia alimentar, que é composta por outros seres vivos, que também devem estar contaminados pelo poluente. Apesar dessa problemática, as consequências da substância no organismo dos golfinhos ainda são desconhecidas.


19 de julho de 2012