Golfinhos estão contaminados por compostos usados em inseticidas no Brasil

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Uma pesquisa feita pela cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Alonso, concluiu que os golfinhos brasileiros estão contaminados por piretroides. O composto é utilizado em diversos produtos, inclusive nos inseticidas. Os produtos são usados tanto na área urbana, quanto em atividades rurais.

 

Aplicados tanto em áreas urbanas quanto rurais, a avaliação foi feita em exemplares que ficaram presos, acidentalmente, em redes de pesca no litoral de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Os filhotes possuíam maior concentração da substância no organismo. “Eles recebem uma carga muito alta nos primeiros estágios da vida” – disse Mariana.

Segundo a pesquisaora, antes achavam que os piretroides se decompunham, porém, o composto foi encontrado no fígado, leite e placentas da espécie Pontotoria Blainvillei (conhecida como Toninha), que está ameaçada de extinção.

Mariana alegou que a toninha está no topo da cadeia alimentar, que é composta por outros seres vivos, que também devem estar contaminados pelo poluente. Apesar dessa problemática, as consequências da substância no organismo dos golfinhos ainda são desconhecidas.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário