Geração de energia a partir de resíduos de frango

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Novo equipamento desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal, permite que resíduos de frango que seriam descartados por granjas possam ser utilizados para gerar energia elétrica por meio da produção de biogás. A tecnologia separa os dejetos em partes líquidas e sólidas, melhorando o desempenho dos biodigestores.

Airon Magno Aires, desenvolvedor do equipamento, afirma que o principal objetivo  é “transformar a criação de animais em sistemas sustentáveis de produção”.

Airon elaborou o projeto durante sua tese de doutorado em zootecnia na Unesp. Segundo o pesquisador, o produtor de frangos de corte necessita, em média, de 26,5 quilowatt-hora de potência por cada galpão avícola. Com esse invento, um galpão de frangos de corte pode gerar 65.250 metros cúbicos de biogás, os quais podem ser convertidos em 110,1 megawatts de energia.

A proposta teve origem quando foi identificado que os produtores tinham dificuldades para utilizar as tecnologias disponíveis para produção de biogás, principalmente devido à variação das características químicas e físicas dos compostos.

Saiba mais sobre essa novidade em Terra.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário