GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Galãs ambientais


Hoje em dia a preocupação com o meio ambiente se tornou tão fundamental que o velho estereótipo do ativista ambiental já não condiz com os grandes nomes protetores da natureza.

Confira alguns galãs que decidiram usar sua fama para defender as causas ambientais.

 

 

Leonardo DiCaprio





Defensor fervoroso do meio ambiente, o astro revelado em 'Titanic' criou até uma fundação com o seu nome, que reúne os problemas mais urgentes ligados ao tema. Um alerta sobre as consequências do aquecimento global, a importância de optar por fontes de energia renováveis e de se preservar espécies animais em risco de extinção.

Seus esforços lhe renderam, em 2003, o título de “Líder Ambiental”, concedido pela associação ambiental Global Green USA http://www.globalgreen.org/ . Ele também co-produziu e narrou o documentário 11th Hour, sobre o aquecimento global, ao que se seguiram outros, como ‘Global Warning' e ‘Water Planet'. Sensível à "dizimação" da população de tigres no mundo, o ator doou, no ano passado, um milhão de dólares ao WWF, para salvar os animais de extinção. De acordo com a ong, restam apenas 3,2 mil tigres selvagens no mundo.

Edward Norton

 




Protagonista de filmes como "Clube da Luta" (1999) e "O Ilusionista" (2006), Edward Norton é o embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade, desde julho passado. Mas o envolvimento com questões ambientais é uma herança antiga de família. O pai do ator também defende a conservação ecológica e os avós maternos fundaram uma organização para ajudar a fornecer moradia acessível nos Estados Unidos.

Norton é membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem e lançou uma plataforma social digital para estimular a participação em trabalhos beneficentes. Ativista de longa data, o ator americano chegou a arrecadar mais de 1 milhão de dólares, o equivalente a cerca de 1,8 milhão de reais, após participar de uma maratona na cidade de Nova York. Os recursos foram destinados a comunidades locais no Quênia. Ele ainda arranja tempo e um bom investimento para preservar o Grand Canyon, além de ser um dos principais investidores de ONG's ambientalistas, como o Wilderness Society  e o Earthjustice.

Kevin Costner





O ator americano demonstrou bem o que é ser um cidadão preocupado com o meio ambiente e um empresário preocupado com tecnologias limpas. Kevin Costner é dono de uma empresa que desenvolve sistemas para tratamento da água do mar, a Ocean Therapy Solutions (OTS). Durante o acidente da BP no Golfo do México, ocorrido em abril de 2010, os astro de Hollywood foi convidado a testemunhar ante a subcomissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Americana. Lá, ofereceu ajuda para limpar a maré negra com uma máquina especial desenvolvida por sua companhia capaz de separar a água do petróleo.
 


12 de abril de 2011