Fruto da Amazônia pode ser alternativa para geração de energia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Chamado de tucumã, o pequeno fruto abundante na Amazônia pode ser uma boa opção para abastecer a energia elétrica na região, segundo  um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
 
Encontrado na palmeira de mesmo nome, o tucumã se tornou matéria-prima na produção de biodiesel capaz de movimentar geradores empregados no fornecimento de luz elétrica para comunidades rurais. Através do fruto, pesquisadores do Inpa conseguiram extrair da semente um óleo vegetal que pode ser transformado em “combustível natural” após um processo químico.
 
De acordo com Sérgio Nunomura, pesquisador do instituto, a necessidade de se criar formas alternativas para a geração de energia levou um grupo de cientistas a desenvolver testes com o tucumã.“Testes laboratoriais mostraram que é possível movimentar um gerador com o biodiesel de tucumã. Isto poderia contribuir com comunidades isoladas da Amazônia, onde ainda não existe energia elétrica” – explicou Nunomura.
 
O pesquisador alega que atualmente cerca de 500 comunidades do Amazonas passam por dificuldades devido à falta de luz elétrica. “É um dos principais empecilhos para melhorar o índice de desenvolvimento humano na população do estado. Sem energia, não tem como preservar o alimento, fica difícil o acesso à educação e à comunicação. [O óleo de tucumã] seria uma alternativa natural ao problema” – disse.
 
Fonte:
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário