Fotografia: Arte e conscientização ambiental com Silvio Alvarez

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Estimular a reflexão do homem com a natureza através da criação. Essa é a proposta do artista plástico Silvio Alvarez, que através da arte de colagem retrata seu ponto de vista da relação do homem com a natureza. Veja a entrevista !

 

Como foi o processo criativo da obra vencedora? me fale um pouco sobre.

As fotos presentes no álbum são um breve resumo da minha carreira como artista plástico e do projeto de arte e conscientização ambiental que desenvolvo desde 2008. Incluindo fotos das oficinas, de alguns projetos especiais e de trabalhos de colagem de diversas fases.

 

Um dos propósitos do Green Nation Fest é estimular a produção de obras voltadas para o tema sustentabilidade. Para você,  de que forma a sua criação pode mobilizar a sociedade a pensar mais sobre o desenvolvimento sustentável?

Vejo a arte da colagem como uma ferramenta poderosa para a conscientização ambiental, sobretudo das futuras gerações. Quando uma criança, de forma lúdica, vê-se criadora de um trabalho artístico empregando algo que seria descartado pela sociedade, no caso as revistas, ela também compreende a importância do reaproveitamento dos materiais.

Creio que a divulgação deste álbum de fotos com um resumo da minha carreira pode demonstrar e reiterar junto à sociedade a importância da arte como ferramenta didática para a conscientização ambiental. Neste link há fotos das oficinas que realizei no Planetário da Gávea durante a Rio +20, a convite da Escola Bosque.

 

Sua obra foi uma das escolhidas entre as 764  inscritas. Como é a sensação de ganhar um prêmio escolhido pelo juri popular? Você fez algum tipo de campanha? Que tipo de público você acha que te prestigiou com votos?

É muito bom, pois recebo este prêmio como um reconhecimento ao meu trabalho até aqui, já que as fotos são um resumo da minha carreira. Quando soube que poderia concorrer ao Green Nation Fest passei a divulgar junto aos meus contatos no Twitter, Facebook e também por e-mail, a todos aqueles que tomaram contato com o meu trabalho desde o início.

Recebi mensagens de incentivo e votos de pessoas de todas as áreas de atuação, de diversas partes do Brasil e também de outros países. Fico muito feliz porque, sobretudo nos dias de hoje, com a imensa quantidade de informação que circula na internet, vejo como uma grande vitória conseguir mobilizar tanta gente para parar e votar em um projeto.

 

Quanto a responsabilidade socioambiental, você já participou ou participa de algum projeto voltado para as causas ambientais? se sim, me fale um pouco sobre eles.

Trabalho com colagem desde 1989. A partir de 2008 passei a realizar oficinas, a desenvolver projetos para empresas e instituições, ligados à sustentabilidade, a participar de feiras e a produzir e expor meus quadros sempre buscando aliar arte e conscientização ambiental.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário