GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Fórum Econômico Mundial


O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização sem fins lucrativos baseada em Genebra. Porém, é mais conhecido por suas reuniões anuais em Davos, Suíça nas quais reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas.

Durante muitos anos essas reuniões em Davos foram marcadas na mídia por muito glamour e exclusividade. Alguns críticos já chamaram o evento de “mistura de pompa e banalidade”. Durante a última crise econômica em 2008, o encontro anual encontrou alguma dificuldade para manter sua imagem.

Em 2011 novos temas foram destaque no evento. Junto com a crescente e evidente necessidade de se debater os cuidados ambientais, o último fórum foi marcado pela discussão sobre sustentabilidade.

 



Coerentes com as críticas feitas por grande parte das ONGs, movimentos ambientalistas e até mesmo pela sociedade civil, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o presidente do México, Felipe Calderón, e outros líderes políticos advertiram que o atual modelo de crescimento econômico, que se esquece das consequências para o meio ambiente, não pode se manter por mais tempo.

Ki-moon sugeriu uma mudança de postura para a sociedade "Precisamos de uma revolução no pensamento e na ação. Os recursos naturais são cada vez menores", afirmou durante o fórum. O secretário-geral disse ainda que além dos recursos naturais estarem se esgotando "está se esgotando outro recurso, que é o tempo, o tempo para enfrentar à mudança climática".

O evento não gerou grandes conclusões a respeito dos caminhos do crescimento sustentável, mas já é uma indicação de que a questão chegou aos grandes empresários e investidores. A sustentabilidade se apresenta cada vez mais como uma condição para sobrevivência, vamos esperar por novas soluções.
 

fontes: Fórum Econômico Mundial, Exame



 


31 de janeiro de 2011