GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Fibras de PET


Segundo estudo realizado pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, das 183 mil toneladas de lixo geradas por dia no país, 73 mil são de resíduos recicláveis não aproveitados. Porém, já existem marcas com propostas inovadoras. É o caso da Fujiro, empresa têxtil catarinense que fabrica roupas e uniformes com fibra de PET e algodão reciclado. Em cinco anos de existência a marca já transformou cerca de três milhões de garrafas em camisetas e uniformes profissionais.

Para a produção das fibras de garrafa PET, as embalagens são picadas em pedacinhos e desfiadas por meio de um processo químico. As fibras resultantes são tramadas para formar o tecido. Uma camiseta com 50% de tecido PET permite retirar 2,5 garrafas do ambiente.

Os uniformes feitos com material 100% reciclado são muito resistentes, porque o tecido resultante pesa 210 gramas por metro quadrado. Para outras marcas interessadas em aderir a essa moda, com essa combinação de tecidos também é possível produzir outros objetos, como bolsas e estojos.

 

fonte: Estadão


12 de julho de 2011