Fezes de porcos abastecerão a energia elétrica de cidade paranaense

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Bem perto de Itaipu, a pequena cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná, receberá uma grande ajuda dos gestores da hidrelétrica que ocupou boa parte de de seu território: Em um ano e meio, com a implantação de um projeto em parceria com os agricultores locais, o município se tornará energeticamente autossuficiente. A intenção é fabricar energia elétrica a partir do metano retirado das fezes dos porcos criados nas 93 propriedades rurais da cidade.
 
A estimativa é de que as fezes produzidas pelos 130 mil suínos da região possam produzir energia suficiente para os quatro mil moradores da cidade, além de criar sobras que poderão ser vendidas de volta para a rede elétrica. A Copel, distribuidora de energia à frente do projeto, já assegurou R$ 19 milhões para começar a implantar a usina no início de 2014.Dos 93 proprietários rurais da cidade, 63 se comprometeram a instalar biodigestores em suas propriedades, ao custo de cerca de R$ 40 mil cada, onde serão armazenados os resíduos orgânicos dos animais.
 
No tanque, o metano será extraído pela ação de bactérias e, depois, a substância será transportada por rede de gasodutos até a usina de metano. Segundo produtores da região, cada suíno gera por dia, aproximadamente, dez litros de material orgânico (urina e a água para lavagem também contam). O produtor será remunerado pelo gás que entrar na rede.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário