Fernando de Noronha que usar energia renovável para abastecer a ilha

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU


Fernando de Noronha, ilha paradisíaca do Estado de Pernambuco, será abastecida  somente por energia solar e eólica. Desenvolvido pela empresa Itaipu Binacional, o projeto vem sendo estudado há  vários anos em parceria com diversas empresas europeias, para elaborar um sistema de baterias  eficiente, através do cloreto de sódio, que não polui o meio ambiente.

De acordo com o presidente da Itaipu, Jorge Samek, as baterias armazenarão energia solar e eólica ao longo do dia para atender à demanda de moradores da ilha. A tecnologia substituirá os atuais geradores da usina que fornece eletricidade a partir do óleo diesel.

Samek informou que o projeto custará cerca de R$ 17 milhões e está sendo desenvolvido a pedido da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Finep solicitou a nós de Itaipu um projeto que aproveitasse todo o sistema solar para abastecer de energia elétrica A Ilha de Fernando de Noronha. Durante o dia será feito o armazenamento energético proveniente do sol e dos ventos em baterias abastecidas com cloreto de sódio” – explicou o presidente.

Fonte:
Ciclo Vivo

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário