Exoesqueleto para paraplégicos começa a ser testado em junho

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Miguel Nicolelis, 52, cientista, revelou que o próximo passo de um ambicioso projeto coordenado por ele começa agora em junho. Miguel é o responsável pelo programa “Andar de novo”, que pretende fazer com que paraplégicos voltem a andar a partir do uso de um exoesqueleto contralado pela mente e produzido aqui no Brasil. A novidade divulgada pelo cientista é a de que os testes do aparelho em humanos começam esse mês. Com isso, ele pretende que o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil, seja dado por uma pessoa paraplégica.

Para os testes, a equipe utilizará dez voluntários da AACD (Associação de assistência à criança deficiente), em São Paulo. Os primeiros testes não serão invasivos, sem a inserção de eletrodos no cérebro para o controle mental. Faz parte do projeto também fazer com que o exoesqueleto, revestido por uma certa aparelhagem, dê um feedback tátil para o usuário, fazendo com que ele sinta o chão onde está pisando.

O projeto é assistido pela Finep (Financiadora de estudos e projetos), que cedeu R$ 33 milhões para o desenvolvimento da nova tecnologia.

Fonte:
Folha de S.Paulo

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário