GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Estudos afirmam que contato com a natureza diminui problemas alérgicos


 

Cientistas finlandeses realizaram um estudo que pode explicar porque pessoas que moram em locais com poucas áreas verdes sofrem mais de problemas alérgicos. Segundo o grupo, a falta de contato com a natureza torna as pessoas mais propensas a desenvolver alergias.
 
Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a pesquisa mostra que nas áreas verdes existe uma série de bactérias e microorganismos que ajudam a fortalecer a imunidade dos seres humanos. O estudo afirma que jovens e adultos que vivem em regiões muito urbanizadas e com pouca vegetação podem ter predisposição maior a desenvolver patologias inflamatórias crônicas e autoimunes do que moradores  de áreas rurais.
 
Através de uma análise, eles encontraram na pele de quem mora no campo um tipo de bactéria pertencente ao grupo Gammaproteobacteria, geralmente encontrada no solo, e que pode estar associada a presença em níveis mais altos de um agente anti-inflamatório no sangue de voluntários saudáveis. Os especialistas estudam a hipótese de que esses organismos  possam ser responsáveis por fortalecer o sistema imunológico dos moradores rurais.
 
Fonte:


11 de maio de 2012