GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Estudo reforça importância do consumo de Ômega 3


Consumir quantidade abundante de ácidos graxos ômega 3 retarda o envelhecimento do cérebro em cerca de dois anos. Além disso, esta dieta pode colaborar para reduzir riscos do mal de Alzheimer. A conclusão veio de pesquisa publicada na revista americana "Neurology".

Pesquisadores analisaram os níveis dos ácidos graxos ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexanoico) em células vermelhas do sangue de 1.111 mulheres que fizeram parte da Iniciativa Saúde da Mulher Estudo da Memória (WHIMS, na sigla em inglês), do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

Oito anos depois, as mulheres pesquisadas, com idade média de 78 anos, fizeram ressonância magnética para medir o volume de seu cérebro.
Aquelas que mostraram o dobro do nível de ácidos graxos encontrados na média tinham um volume cerebral 0,7% maior que as demais.

O ômega-3 é encontrado em abundância em peixes como salmão e sardinha, em sementes como a linhaça, nos ovos, em frutas como açaí e abacate, nas folhas verdes e em frutos secos.

Fonte:
O Globo
 


23 de janeiro de 2014