GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Estudo indica que papagaios cinzentos raciocinam como crianças de até 3 anos


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Viena juntamente com o Instituto Científico Konrad Lorenz, na Áustria, mostra que os papagaios cinzentos raciocinam como macacos e crianças de três anos de idade.

Os  experimentos foram feitos com animais entre 10 e 35 anos nativos da selva africana. Os resultados aparecem na revista científica britânica "Proceedings of the Royal Society B".

Para os testes,  os cientistas utilizaram dois copos, sendo um vazio e outro com uma noz. A ideia era fazer o papagaio descobrir em qual dos recipientes estava a comida. E para isso, os estudiosos sacudiram os copos mostrando que o que fazia barulho continha algo.

Em seguida, os pesquisadores balançaram apenas o copo que não continha a noz e o colocaram sobre uma mesa junto ao outro copo. O animal percebeu que a noz deveria estar no outro copo que não foi mexido.

A pesquisa ainda mostrou que ao contrário dos papagaios, os macacos só alcançam essa habilidade após um intenso treinamento, enquanto cães como pastores alemães, por exemplo, são incapazes de raciocinar dessa forma.

Fonte:
Uol


10 de agosto de 2012