Estudo brasileiro pretende clonar animais nativos ameaçados de extinção

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Preservar espécies nativas ameaçadas de extinção. Essa é a proposta de um estudo que está sendo feito por cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que pretende clonar animais silvestres da fauna brasileira.

De acordo com o pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados, a primeira etapa da pesquisa foi a formação de um banco de germoplasma (com células de animais, para conservar seu material genético), que inclui espécies em risco, como o mico-leão-preto, e outras fora de perigo.

Primeiramente, a ideia era trabalhar com mamíferos, segundo Martins. Porém, o projeto foi ampliado e começou a incluir animais de outros biomas, como os da Mata Atlântica. Atualmente, o projeto está desenvolvendo técnicas para fazer clones.

Segundo o pesquisador, uma das técnicas é semelhante à usada para fazer ovelha Dolly. ”  A metodologia consiste em transferir o material genético de uma célula adulta do animal para um óvulo da mesma espécie. Durante o processo, o núcleo original do óvulo é retirado. O óvulo é reprogramado e passa a agir como célula embrionária, com potencial para dar origem a um novo indivíduo” – explicou o cientista.

Em parceria com o Jardim Zoológico de Brasília, a iniciativa da Embrapa já conta com 420 amostras de células de oito espécies diferentes no banco de germoplasma. “Temos, no banco, de dois a três animais de cada espécie”. “Entre os bichos estão lobos-guará, onças-pintadas e cachorros-do-mato, todos considerados vulneráveis na lista das espécies ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)” – afirmou Martins.

Fonte:
G1

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário