Estudo alega que sabonete líquido pode ser prejudicial a saúde

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Por trás daquele cheiro inocente, existe um inimigo em potencial: o triclosan, uma substância bactericida. E, segundo uma nova pesquisa, esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.

O que poderia estar por trás de um leve aroma de sabonete líquido? Pois a ciência está desconfiada de um dos componentes desses produtos, um bactericida conhecido como triclosan. De acordo com cientistas americanos, essa substância pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.

Eles chegaram a essa conclusão após encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, e decidiram investigar os possíveis riscos. Uma pesquisa realizada em ratos expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg) apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o teste, perderam 18% da força muscular.

Ainda não sabem qual grau de exposição seria necessário para haver algum efeito negativo nos humanos, mas os cientistas já preferem deixar em alerta o perigo. “Em pacientes com insuficiência cardíaca, triclosan poderia ter efeitos significativos, já que é muito usado”-  diz Nipavan Chiamviomnvat, um dos autores da pesquisa.

Fonte:
Super Interessante

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário