GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Estudante ganha prêmio por ideia sustentável


 

Buscando influenciar a população à reciclagem de lixo, o estudante baiano Jonathan Pedreira desenvolveu um projeto que prevê a troca de materiais recicláveis por créditos em um cartão. Aluno do 5º semestre de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a ideia foi a vencedora do concurso Siemens Student Award, uma competição de propostas sustentáveis com foco na Copa do Mundo de 2014.
 
Diante dos grandes problemas que os lixos descartados indevidamente vem causando a natureza, e que irá aumentar durante o evento esportivo, Jonathan criou a iniciativa para estimular a reciclagem. A intenção é fazer com que se instalem postos de coleta e retirada do "cartão verde" em pontos estratégicos, como os aeroportos por exemplo.
 
Segundo o estudante, na Alemanha cada pessoa que separa seu lixo ganha por isso. São 25 centavos de euro por uma latinha de alumínio e 15 centavos por uma garrafa de vidro. "O sistema que eu propus não retribui em dinheiro, mas em créditos. Lixo é dinheiro e a gente tem que acordar para isso” - afirmou Jonathan. E completou que esses créditos poderiam ser utilizados no transporte público, em bares, restaurantes, lojas e demais estabelecimentos. 
 
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ele já pesquisava sobre sustentabilidade, em um projeto sobre combustíveis alternativos. Para colocar a ideia em prática, ele pretende patentear a iniciativa e depois apresentar ao poder público. O dinheiro do prêmio será gasto parte no processo e parte será destinada à família.
 
Fonte:


25 de abril de 2012