Estádio Fonte Nova foi inaugurado hoje com características que reduzem seu impacto ambiental

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Aprovado pela Fifa e por organizações que defendem novos métodos sustentáveis na construção de grandes estruturas, o estádio Fonte Nova, em Salvador, foi inaugurado hoje. A cerimônia de lançamento do terceiro estádio entregue para a Copa do Mundo de Futebol do Brasil contou com a presidenta Dilma Roussef, e mobilizou a população ao redor do estádio para ver as novas instalações da cidade.

A importância do estádio é a maneira como foi pensando e construído, dando um foco considerável na questão da sustentabilidade. Todo o concreto do antigo estádio que foi implodido foi reaproveitado, além da implantação de reutilização de papel, canos de PVC e reciclagem de óleo, que serviram de matéria-prima para a fabricação de sacolas ecológicas, aventais e jogos americanos para serem usados no Projeto Axé.

A forma estrutural do teto do estádio viabiliza a coleta de até 698 mil litros de água da chuva para o reaproveitamento, o que significará uma economia de 72% na conta em épocas de chuvas e 24% em períodos de estiagem. Além disso, o projeto diminuiu em 40% a quantidade de aço utilizado na construção além da membrana de filtrar a luz do sol em até 70%, reduzindo o calorr e permitindo uma ótima iluminação.

Outros serviços que estarão disponíveis no estádio serão a coleta seletiva, a utilização de luz solar para o aquecimento de águas e um estacionamento com vagas preferenciais para veículos que tenham baixa emissão de carbono.

Fontes:
Fifa / Copa2014

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário