GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Especialistas da ONU sugerem nova economia para salvar o mundo


Políticos e especialistas formados pela Organização das Nações Unidas alertaram nesta última segunda-feira, 30 de janeiro, sobre a necessidade de novas estratégias de desenvolvimento. Segundo eles, a intenção é prevenir o mundo de  uma crise econômica até mais grave do que a presenciada atualmente e  assegurar a sustentabilidade.

Formado por 22 membros, o Painel sobre Sustentabilidade foi estabelecido pelo secretário da ONU, Ban Ki-moon, em agosto de 2010, e apresentou seu primeiro relatório com 56 recomendações para realizar uma mudança no modelo econômico mundial.

Nomeado "Pessoas resilientes, planeta resiliente: um futuro que vale escolher", o documento aponta um roteiro que ajudará aos governos, o setor privado e outros atores alcançar a sustentabilidade. O relatório também pretende ser um dos principais guias de trabalho na Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

O documento relata um novo propósito da economia mundial e apresenta um maior comprometimento com o equilíbrio sustentável da Terra. Segundo o documento, antes de 2030, o mundo deveria dobrar sua produtividade, porém, reduzindo o consumo de recursos naturais.

Saiba mais:
G1


02 de fevereiro de 2012