GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Especial Rock in Rio


Um dos eventos mais esperado da última década começa hoje e vai até o próximo final de semana. O Rock in Rio acontece na cidade do Rio de Janeiro depois de percorrer palcos internacionais e promete ser histórico.

 

Para além das grandes atrações nacionais e estrangeiras, o festival de música não se limitou em apenas entreter seus convidados. O Rock in Rio 2011 também conta com uma série de preocupações sociais e ambientais que veremos a seguir.


Destinação adequada de resíduos gerados

 

Segundo a vice-presidente do festival, Roberta Medina, dentro do plano de sustentabilidade do projeto, um dos pontos fundamentais é que 100% dos resíduos gerados antes, durante e após o Rock in Rio tenham destinação final adequada. Isso significa que todos os materiais utilizados na preparação e nos dias do evento deverão ser reciclados ou reaproveitados de alguma maneira.

 

A bituqueira

 

Além disso algumas ações mais direcionadas vão acontecer no festival. Uma delas já vem gerando comentários nas redes sociais e blogs, trata-se da bituqueira. Todos que comprarem um maço de cigarro na Cidade do Rock vão receber do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido uma bituqueira portátil. Serão distribuídas cerca de 100 mil durante todos os sete dias de festival. Além disso, serão instaladas bituqueiras fixas ao longo da Rock Street , local de grande concentração de bares do evento. Os visitantes também podem ser abordados, de forma irreverentes, por 15 mímicos, treinados pela grupo Nós do Morro, que farão intervenções artísticas e brincadeiras para enaltecer o bom uso da bituqueira e alertar de forma lúdica quem não usá-las. A ação vai acontecer desde a hora da abertura dos portões até às 20h.


Por um mundo melhor

 

Por um mundo melhor foi o título escolhido para agrupar as ações sociais e ambientais do Rock in Rio. Debaixo desse grande guarda chuva, algumas ações estão sendo desenvolvidas:

 

Os músicos Emicida, Toni Garrido e Zé Ricardo se uniram para criar a trilha sonora dessa campanha, confira:

 

 

Rock in Rio nas escolas

 

Para trabalhar com as escolas da rede pública de ensino, o evento criou ações de cunho social. Na ação “Salas de Música”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Rock in Rio montará 10 salas de aula de música em escolas municipais do Rio. O objetivo é criar um projeto piloto que, no futuro, possa ser expandido a todas as escolas públicas do Rio. Neste primeiro momento, o Rock in Rio formará 30 professores de música para atuar nessas escolas.

 

 

O Rock in Rio acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 

Para mais informações acesse o portal Rock in Rio.

 


23 de setembro de 2011